Saiba por que você está comendo errado

Não, eu não estou falando apenas de substituir a Junk Food por alimentos mais saudáveis, nem sobre comer demais ou de menos.
O papo de hoje vai muito mais além do que a quantidade de colesterol/açúcar no seu sangue. 
Você sabia que a maioria das pessoas come do jeito errado?
"Ah, mas como assim, Amanda? O certo é comer com os pés e não com as mãos?".
Vai saber? rsrs
Largue o salgadinho gorduroso que você está comendo e clique em continue lendo para saber.



1. Você come rápido demais:
Quando o que a gente come chega no estômago, demora mais ou menos 20 minutos para chegar ao cérebro. Se você comer devagar, o cérebro capta isso melhor, gerando o hormônio da saciedade, o que indica que já dá pra parar de comer.
Enquanto você mastiga e tritura os alimentos, as enzimas digestivas que existem na saliva produzem moléculas cada vez menores, que serão mais facilmente aproveitadas.  Ao mastigar devagar os alimentos digerem melhor, porque as enzimas e sucos digestivos se misturam melhor e com isso, os nutrientes são melhor aproveitados.
Ou seja: não adianta comer coisas saudáveis, salada, carne, arroz, feijão, etc, e comer dando uma de Flash: quanto mais rápido você come, menos nutrientes você absorve.


2. Você mistura a salada com a comida, ou come simultaneamente:
O certo é comer a salada antes, porque estimula a produção do suco gástrico, essencial para o bom funcionamento do aparelho digestivo (cú trincado nunca mais hahaha). Isso também reduz o risco de problemas intestinais e acúmulo de gases, o que evita problemas como a prisão de ventre.
Sem falar que os vegetais ajudam na reposição de nutrientes, ou seja, se você comer a salada primeiro, as fibras e vitaminas existentes nela serão melhor aproveitadas.
Além disso, se não houver corantes, conservantes e etc, o corpo se torna menos exposto a alergias e rejeições do organismo (ou seja, nada de náusea).

3. Você acha que fruta é sobremesa:
Não há comprovação científica de que comer frutas antes das refeições em vez de durante/após faça alguma diferença no organismo, mas muitas pessoas se sentem melhor separando elas do resto da refeição.
O ideal seria comer ao menos meia hora antes, para dar tempo de digerir separadamente e aproveitar as vitaminas, porém, cada corpo é diferente e alguns podem demorar mais para digerir os alimentos, dependendo se o metabolismo for lento ou rápido.

4. Você bebe enquanto come:
Sabe quando você termina de comer e parece que você tem uma piscina na sua barriga? Aquele momento que você sente o líquido balançando lá dentro...
Isso significa que houve má digestão, o ideal é beber meia hora antes ou 1h depois de comer.
Segundo a nutricionista Rossana Torales, beber muito líquido enquanto comemos diminui o ácido clorídrico que existe no estômago e algumas enzimas acabam se dissolvendo. O que também pode fazer com que alguns nutrientes não sejam absorvidos, ou seja, você comeu espinafre pra nada. Oh no!

5. Você tem 3 refeições por dia ou menos:
O ideal é termos de 5 a 6 refeições por dia (saudáveis, de preferência), isso faz com que você coma menos e perca um pouco de peso. Também idealiza a produção de lipídios, melhora o comportamento cognitivo e até o humor, principalmente se você praticar exercícios regularmente.
Mas atenção: para garantir que você não coma demais, nem de menos, o mais correto é seguir uma dieta prescrita por um nutricionista. Cada um tem um peso ideal definido pela altura, então magreza nem sempre significa que sua saúde está 100%.

6. Você toma banho frio logo depois de comer:
Eu já tinha ouvido falar que tomar banho depois de comer faz mal, mas nunca pensei que isso pudesse ter ligação com a temperatura da água, não com o banho em si.
Banhos de água fria depois de comer podem provocar choque térmico, porque depois de comer, a concentração de sangue no aparelho digestivo aumenta e o corpo sente a necessidade de aumentar o fluxo sanguíneo para normalizar a temperatura da pele.
Isso acaba retirando a quantidade de sangue necessário para a digestão, e acaba não tendo sangue suficiente para digerir e aumentar a temperatura ao mesmo tempo.
Com isso, o coração não consegue bombear sangue rápido o suficiente e você pode até morrer de choque hipovolêmico (que é quando os órgãos vitais param de receber a quantidade necessária de sangue).
A explicação é a mesma para ir na piscina/mar, ou seja, não, sua mãe não é chata. Ela está apenas salvando sua vida ;)

7. Você usa o celular enquanto come:
Devemos sempre prestar atenção no que comemos, pode parecer ridículo precisar de concentração pra comer direito, mas quando a gente come e pratica outras atividades ao mesmo tempo, a gente acaba mastigando pouco, ou rápido demais. O que nos leva ao item 1: nutrientes mal aproveitados.
Sem falar que você fica parecendo o corcunda de notre dame com esse celular na mesa, sua postura vai ficar ó: uma bosta.
Ah: e é porquice também: você usa o celular no ônibus, na escola, no trabalho, em todo lugar. Tem bactérias ali? Claro que tem. Você pode até lavar as mãos antes de comer, mas não dá pra lavar o celular, né? Você está levando todas essas bactérias pra dentro do seu estômago, então... deixa o facebook e o twitter pra depois.
Ver TV ou usar o computador enquanto come dá quase na mesma merda.

8. Você caminha logo depois de comer (ou enquanto come):
Caminhar depois de comer dificulta a absorção de nutrientes e ainda pode causas refluxo gástrico e má digestão. Depois de meia hora você pode dar sua voltinha fitness, só então ela potencializa o metabolismo, queima as calorias extras e ainda te ajuda a dormir melhor. 

9. Você dorme logo depois de comer:
Ah, que dia cheio, cheguei meia noite do trabalho, vou tomar banho, comer, escovar os dentes e me jogar na cama. Certo? Errado.
Quando você deita, uma certa quantia de sucos digestivos volta para o tubo de alimentação por causa da força da gravidade, e por causa dos ácidos, isso queima a camada interna dele.
Sem falar que rola uma pressão exagerada no diafragma por conta da comida que ainda tá na barrigona vulgo máquina de lavar dos anos 80, fazendo você roncar e até ter apnéia (momentinho chato em que você para de respirar enquanto dorme).

10. Você bebe café/chá depois de comer:
Tomar café depois do almoço, quem nunca, né? É clássico, mas adivinha só? Não pode.
O chá/café contém polifenóis e taninos que se ligam ao ferro dos alimentos de origem vegetal, o que mais uma vez, dificulta a absorção do nutriente.


Ou seja, se você mantém alguns desses hábitos, é bem provável que você esteja comendo alface e tomate à toa, porque a grande maioria afeta o aproveitamento de vitaminas. Se só com um deles já fica difícil, então imagina com 5?
Péssima notícia pra você que odeia couve flor mas come mesmo assim porque é saudável...

Fontes (tinha esquecido de colocar):



Share:

3 Fumados comentaram aqui

  1. Oi, tudo bem? :)

    Confesso que cometo vários desses "pecados" - como rápido demais, ás vezes tomo banho logo após comer (oque eu já tinha ouvido falar que fazia mal mas, como você, não fazia idéia que tinha mais conexão com a atemperatura do que com o ato em si! haha'). Também tenho a mania de beber algo enquanto como e já ouvi falar muito mal desse hábito... mas não fazia idéia de que tinha que esperar tanto assim (1 hora???) pra poder beber água depois de comer. Tenho muito a melhorar! haha'

    Gostei do seu post, me informou bastante e me surpreendeu também! =P

    Te sigo ;)

    Beijos! ;*
    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, muito boa a postagem. Realmente eu estava comendo muito errado!!!

    Obrigada por sua visita ao meu blog, espero poder te ver mais vezes por lá ^-^

    https://sorriso-jovem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.