Como Aprender Melhor

Sim, eu sempre me sentia assim nas aulas de matemática (quadrinho acima), se nas aulas a gente calculava a área de um simples quadrado ou triângulo, nas prova era a área de um pentagrama (simplesmente não caía a ficha de que o negócio era calcular um triângulo por vez e depois somar os resultados... eu acho).
Mas eu notei que a matéria ficava mais fácil se o professor chegasse mais perto e explicasse pra mim. E tem outros métodos bem interessantes de aprender com mais facilidade (você aí que entrou numa faculdade que aparentemente não combina com você e acha que está fodida... tá lendo o post certo).


1. Relacione o conteúdo com algo engraçado:
Ano passado, quando eu tava fazendo um curso pré-vestibular, numa das aulas de química o professor explicou sobre o CFC (cloro, flúor e carbono), um gás que destrói a camada de ozônio da Terra. Lembro da matéria porque na época, eu tava fazendo aulas de direção e tava demorando pra passar numa prova, as aulas tavam ficando caras, etc. Botei na minha cabeça que o CFC Caberlon destruía minha conta bancária, e o CFC (o gás) destruía a camada de ozônio. Resultado? Tô com a teoria na minha cabeça até hoje (minha conta bancária ainda sofre com o desfalque, rsrsrs).

2.  Não tenha vergonha de perguntar:
Levantar a mão para tirar dúvidas não atrapalha a aula. "Ah, mas ocupa tempo", sempre pode ter alguém com a mesma dúvida que você, mas que não conseguiu superar a timidez. E saiba que conversas na aula atrapalham muito mais, por desviar a concentração dos seus colegas.

3. Estude logo quando chegar em casa (se possível):
É melhor estudar quando o conteúdo ainda está fresco na sua cabeça, assim você fixa ele com mais facilidade.

4. Finja que vai dar aula sobre o assunto:
Quando eu tava no Ensino Médio, notei que eu sempre lembrava de um conteúdo por mais tempo quando precisava apresentar um trabalho sobre o mesmo. Eu era meio perfeccionista com isso, portanto pesquisava a fundo, escrevia com minhas próprias palavras, aprendia e explicava do meu jeito lá na frente, sem ler.
Talvez dê certo se usarmos isso em casa mesmo, apresentando pras paredes (ou para uma câmera, caso você se sinta menos patética(o)- e ainda dá pra ver o vídeo depois pra relembrar o conteúdo e rir da sua cara).

5. Peça ajuda pra um colega:
Vamos supor que sua colega é boa em matemática mas tem dificuldade no inglês, enquanto que você tem facilidade no inglês mas tem dificuldade em matemática. Vocês podem ajudar uma à outra, às vezes pode ser que ela explique de um modo diferente e o assunto fique mais claro. ;)

6. Use macetes:
Fica muito mais fácil lembrar de Vim Sentar do que de Vm= s / t, né? Se o macete do seu professor não te ajudou, pesquise na internet! Nesse site tem alguns para física.

7. Faça uma musiquinha:
Não mente pra mim, eu sei que você sabe todas as músicas do seu celular mas ainda não decorou a fórmula de matemática! Mas tem uma solução pra esse problema: covers.
Se não consegue fazer um, pesquise:


Se você consegue decorar Faroeste Caboclo, consegue decorar isso ;) E quando decorar a letra, decorou a matéria! E com essas dicas que eu dei, acho que a situação já aliviou um pouco aí, né?
Falta a da minha conta bancária aliviar também (maldito CFC!).

Share:

2 Fumados comentaram aqui

  1. adorei o post. irei usar essas dicas
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, estou tentando ir bem nesse ano, pois ano passado fiquei de recuperação em alguma matérias e não foi nada legal rs.
    Beijos.
    Cisne Rainha Blog

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.