Passar na entrevista #comofaz?

Existem vários motivos para uma pessoa procurar emprego: está desempregada, precisa de estágio pra completar a faculdade/curso ou apenas para garantir que trabalhará na área, está insatisfeito(a) com o emprego atual... mas como passar na entrevista? 
Já vou deixando avisado que nunca trabalhei em RH, as dicas que eu vou dar são baseadas em palestras que assisti sobre o assunto, matérias que li e algumas por experiência própria. Ok, vamos lá:

1. Cuidado com a roupa:
Se você é homem, vá de barba feita, sem roupas estampadas demais.
Se você é mulher, evite o excesso de maquiagem, roupas decotadas, salto muito alto, etc. "Ah, mas meu corpo, minhas regras". Eu concordo, mas muitas empresas exigem uniforme, ou se não exigem, é preferível o uso de calça jeans. O ambiente de trabalho na maioria das vezes é formal, mas há empresas que aceitam o uso de short no trabalho (geralmente as pequenas, que é quando o próprio dono do estabelecimento te entrevista e não há muitos funcionários).

2. Qual o seu maior defeito?
Quando te perguntam isso, eles não esperam que você diga "sou muito perfeccionista". Muitos respondem isso na esperança de que aparentem preocupar-se em trabalhar da melhor forma possível, mas também pode causar a impressão de teimosia (talvez o funcionário que se diz perfeccionista queira fazer tudo do jeito que ele considera perfeito, entende?).
O melhor é responder com sinceridade, mas deixando claro que no ambiente de trabalho, ele será minimizado. Vi isso numa palestra e botei em prática dizendo que "geralmente sou um pouco estressada, mas no ambiente de trabalho procuro diminuir isso para evitar problemas" (o que é a mais pura verdade).
Fui contratada no meu primeiro emprego, e anos depois, fui contratada no meu atual e em um outro também (ou seja, tive que escolher entre dois empregos).

3. O que você faz no seu tempo livre?
Outro pega-ratão.
Não faça piadinhas do tipo "nada, porque se eu fizesse algo, não seria tempo livre". Nem diga que vai pra balada, ou que fica apenas vendo série, filme. Diga que usa esse tempo pra ler, estudar, etc. Passa impressão de responsabilidade, comprometimento e preocupação com o futuro.

Imagem relacionada

4. Não fale mal da experiência anterior ou atual:
Sim, eu sei que nem todos empregos são o paraíso e que o salário nem sempre ajuda, mas evite falar mal de algum emprego anterior (ou do atual, se você estiver trocando). Dá a impressão de que você é infantil e não assume seus erros (eles te demitiram por um motivo, será que você soube reconhecer e aprender com isso?).
Se for o atual, passa a impressão de que você é difícil de lidar, se incomoda fácil e não permanecerá por muito tempo em qualquer empresa.
"Ah, mas o que eu falo, daí?" 
Se for do emprego anterior, deixe claro que não repetirá os mesmos erros, se for do atual, deixe claro que não odeia a empresa mas que tem interesse em trabalhar nessa, ou que pretende trabalhar nessa área, precisa de tempo pra estudar, etc.
Resultado de imagem para entrevista emprego tumblr

5. Sobre estar trocando de emprego:
Também é importante deixar claro que a entrevista está sendo feita fora do horário de trabalho (afinal, vai saber se um dia você também não vai faltar nessa pra trabalhar em outra, né?).

6. Olha a postura!
Não, eu não estou falando da sua coluna (embora seja importante evitar a dor nas costas). Evite rispidez, piadinhas e tome cuidado pra não chegar esbarrando em tudo, fazendo barulho pra arrastar a cadeira, etc. 

7. Não se atrase:
Não preciso nem dizer que tem que chegar na hora, né? Claro que também não precisa chegar duas horas antes, mas pelo menos uns 15 minutos pra garantir não vão te matar.

Bom, é isso. Se eu tiver esquecido de algum tópico, basta me avisarem nos comentários.


Share:

0 Fumados comentaram aqui

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.