Os 10 Mandamentos do Adultinho

Provavelmente muitos vão ficar putos da vida por ver uma "pirralha" de 21 anos falando isso, mas como já disse um conhecido meu, "tem adultinho que não tá sabendo ser um adultinho".
Quando eu era pequena, eu tinha aquela ingênua ideia de que, passando dos 20, todos eram maduros, responsáveis, sabiam cuidar de si mesmos, levavam o trabalho a sério, etc.
À medida que cresci, vi um monte de caras de 26 anos agindo feito uns piá, não querendo estudar, faltando serviço à toa, se atrasando por simples descuido, achando que só o que importa na vida é ir em balada... e o pior é que alguns passam dos 40 e isso não muda. Continuam trabalhando de qualquer jeito e batendo o pé se o chefe pedir alguma coisa, o que me perdoem, eu sei que sou nova, mas sempre acho essas cenas meio bizarras porque me lembra eu, com 9 anos, ficando braba quando minha mãe me mandava arrumar o quarto.


Pensando nisso, resolvi fazer uma lista do que eu acredito que seja a maturidade. Não que eu seja perfeita (longe disso), mas procuro seguí-la ao máximo e não vejo motivos para que os outros não a sigam também.
Se eu estiver errada, aceito correções =)

OBS: Os mandamentos não estão em ordem de importância, e nem todos eu consigo praticar kkkk Como disse, não sou perfeita. Ninguém é, mas todos podemos melhorar.


1. Saibarás lidar com o próprio dinheiro. Ou seja, comprarás o que queres fazendo uso da própria renda, não comprarás algo que não precisa se tiver algo mais importante a ser resolvido, não esbanjarás o cartão de crédito em coisas supérfluas.
2. Saberás ser independente e resolver o máximo de problemas possíveis sozinho(a), porém, não farás cu doce caso precise de ajuda e alguém ofereça.
3. Não brigarás por motivos idiotas. Ex. biscoito ou bolacha, bandas, séries e gostos em geral, assuntos que não atrapalham a vida de ninguém.
4. Não fofocarás sobre a vida alheia nem se intrometerá apenas para dar palpites. Ajudar é legal, mas a sua opinião nem sempre é bem vinda (e não, ela não ajuda).
5. Não matarás aula, nem trabalho. Não se atrasarás, nem deixarás os afazeres para a última hora. Saiba cumprir com suas obrigações.
6. Não julgarás por aparência: a suposta patricinha pode ser a melhor amiga que alguém pode ter (talvez ela se arrume demais por ter baixa auto estima, ou simplesmente por gostar do ato de se arrumar). O "cara de marginal" pode ser a pessoa que te ajudará um dia, quando tiver alguma dificuldade. Não seja cuzão e deixe os preconceitos de lado, somos todos iguais.
7. Assumirás teus erros sem espernear, e não se fará de vítima quando alguém lhe disser que está errado(a).
8. Respirarás fundo quando der alguma merda, e conseguirás resolver sem dar um xilique antes.
9. Será sincero sempre que necessário, porém, não usará essa sinceridade como desculpa para ser hostil e magoar as pessoas ao seu redor.
10. Aprenderás a amar a si mesmo para evitar problemas como carência, ciúme exagerado e relacionamentos lixo (causados pela falta de exigência que vem daquela necessidade de estar com alguém).

Claro que devem haver mais coisas, mas como a ideia era fazer os 10 mandamentos, resolvi deixar assim.
Se quiser, fique à vontade para acrescentar mais itens ;)

Share:

0 Fumados comentaram aqui

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.