Precisamos falar sobre o Desafio da Baleia Azul

Lembram-se deste post, em que eu falava da série 13 Reasons Why, sobre o que estavam falando e sobre o que eu pensava das opiniões alheias e da série em si?
Naquela época o Desafio da Baleia Azul já estava rolando, mas o centro das atenções era a série, e a frase "Não seja um Porquê" andava solta pelas redes sociais. Todo mundo conscientizando, que bonitinho.
Pena que era falso, né?

Agora o Desafio da Baleia Azul se tornou o foco, e as pessoas não querem mais saber se são porquês ou não. Isso porque para elas, o tal desafio é frescura. Falta de laço.
Qual é o problema dessa gente?


Pra quem não sabe, o Desafio da Baleia azul se trata de 50 Desafios. Um deles é cortar os pulsos desenhando uma baleia neles, e o último desafio é cometer suicídio. E o nome "baleia azul", vem de um outro desafio, que é desenhar uma baleia azul num papel.  Os desafios são enviados à vítima por um "curador" (que de curador não tem nada).
O tal curador envia os desafios que a pessoa precisa fazer diariamente. Se um desses "curadores" for pego, pode pegar 40 anos de prisão (3 anos por associação criminosa, 8 anos por lesão grave, 6 por ameça e 30 anos por homicídio). "Mas por que homicídio, se foi o suicida que se matou?". Ele foi induzido pelo desafio que o curador enviou, então o curador é um homicida. Simples.
E a ameaça, acredito que seja porque aparentemente, quando a pessoa está no "jogo", o curador ameaça entregar a vítima ao "chefe" caso ela desista. Vejam essa imagem:



Ninguém sabe quem inventou o desafio, mas os primeiros acontecimentos foram vistos na Rússia, em fevereiro. 
As vítimas costumam ter entre 12 e 14 anos, e com tendência à depressão.
Essa é a idade das inseguranças. A idade em que as crianças (principalmente as meninas), tentam se encaixar nos padrões, e o perigo é quando não conseguem. Muitas sofrem bullying e é aí que começam a surgir os problemas. 

O que muitos estão dizendo, como eu falei no começo do post, é que é frescura, falta de laço, que "se meu pai me visse fazendo isso, dava uma camaçada de pau e eu parava na hora".
Isso é muito sério.
Primeiramente, quem participa disso não está apenas seguindo mais um desafio bobo, como "poste sua primeira foto de perfil do lado da atual e veja como seus amigos reagem", ou "9 verdades e uma mentira". São pessoas com um problema grave de saúde mental que encontram no desafio uma oportunidade para cometer suicídio. E o pior é que como eu mostrei, mudar de ideia e largar o desafio é arriscado. Ao contrário do que pensam, essa história do "quem quer se matar, se mata, não fica falando" é mentira. Nem sempre é assim. Alguns passam por dúvidas, não sabem se vão ou se não vão, e a vontade fica mais forte nos piores dias. Se num desses piores dias ela decidir participar do "game", e depois mudar de ideia, a vítima é ameaçada.
A princípio eu acreditava que o "inventor" do desafio provavelmente era um psicopata. Onde já se viu induzir milhares de pessoas ao suicídio?
Mas ouvi dizer que o desafio surgiu de uma notícia falsa, mas que alguns começaram a seguir, e se tornou verdade.

Se você precisa de ajuda, acesse aqui o Centro de Valorização da Vida, ou ligue 141 (não se preocupe, pode ser anonimamente). E precisando ou não de ajuda, espalhe essa informação por aí ;)


Os participantes do desafio precisam de ajuda, não de julgamentos e muito menos de "laço". Essas coisas só vão piorar o problema. 
É muito fácil dizer que depressão é frescura quando você nunca teve essa doença.
"Mas por que essas pessoas não buscam tratamento?". Porque a depressão possui vários tipos e níveis, e em níveis mais elevados, o paciente nem acredita mais no tratamento. Ele acha que não vai funcionar, que está tudo perdido e pensa "se não vai dar certo, pra que perder tempo?".
É por isso que o apoio da família e dos amigos é tão importante: eles precisam ajudar, consolar, estar lá. Precisam fazer a vítima enxergar que o tratamento funciona sim, que tem solução. Talvez eles não resolvam o problema da dia da noite (talvez não, rsrs, esse tipo de problema não é resolvido do dia para a noite), mas com persistência e carinho, cedo ou tarde o paciente perceberá que existem pessoas que o amam e que ele não é tão ruim quanto pensa.
Sem o apoio dos amigos e da família, o problema piora cada vez mais. A vítima se vê sozinha, sem perspectiva nenhuma, e a cada dia que passa, o suicídio parece ser a melhor opção até que se torna a única.
E só depois que a vítima se mata as pessoas se mobilizam, dizem o quanto ela fazia falta, o quanto era gentil, inteligente, "apesar dos pesares" (tipo os cartazes e toda aquela campanha em 13 Reasons Why, apenas depois da morte de Hannah Baker).
Por que esses familiares não deixaram ela (as pessoas com depressão em geral, não apenas a protagonista da série) saber disso enquanto estava viva e precisando de ajuda?
Por que preferiram dizer que era drama, mi-mi-mi, frescura?

Resultado de imagem para depressão tumblr

Como eu disse no post sobre a série 13 Reasons Why, se você ver uma pessoa chorando, nervosa, assustada, preocupe-se em ajudar, não em julgar. A sua razão não é importante nesse momento. Você não sabe o peso que o problema dessa pessoa tem para ela. Você não sabe se ela está te contando tudo, não sabe se é só isso mesmo ou se no fundo, ela pode estar morrendo aos poucos.
Talvez seja só mais um dia ruim, mas também pode ser o último dia da vida da pessoa, a não ser que alguém ajude e impeça que algo horrível aconteça. 

Lembre-se: não seja um porquê.
E espalhe por aí o Desafio da Baleia Rosa (clique aqui para ir no site oficial):

  1. Com uma canetinha, escreva na pele de alguém o quanto você o ama;
  2. Desenhe com uma canetinha uma baleia rosa com uma frase ou palavra motivadora e poste em suas redes sociais;
  3. Se você está pronto para a próxima fase, escreva sim nos comentários. Se não, vá até o espelho mais próximo e elogie-se por 5 minutos;
  4. Converse com alguém que você não fala á muito tempo;
  5. Escreva na sua timeline ou poste uma foto com a frase “Eu sou linda(o)” #BaleiaRosa;
  6. Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida. Pensou? Agora aproveite essa lembrança;
  7. Desenhe com canetinha o seu sonho, o que parecer mais impossível. Agora faça de tudo para realizá-lo;
  8. Desenhar uma Baleia Rosa numa batalha de travesseiros e poste na sua timeline;
  9. Poste uma foto usando a roupa que te faz sentir bem;
  10. Crie uma playlist que te deixa animado e troque com seus amigos;
  11. Use as mãos para fazer carinho em alguém;
  12. Faça algo generoso, faça alguém sorrir;
  13. Escreva a maior quantidade de “Baleia Rosa” em 22 segundos, não vale trapacear;
  14. Escreva a maior quantidade de “Baleia Rosa” ao contrário, em 22 segundos;
  15. Faça um novo amigo;
  16. Agora é hora de você nos ajudar. Repasse esse jogo para mais 3 pessoas;
  17. Missão secreta. Se você chegou até aqui, nos envie um inbox no Facebook e seu mentor irá lhe enviar a sua missão;
  18. Poste e fale em vários momentos do dia “Baleia Rosa” mas não explique o porquê até as 16h20 de amanhã;
  19. Aproveite esse momento e ligue para seus avós. Eles vão adorar a surpresa;
  20. Passe um dia sem usar palavras negativas;
  21. Peça desculpas ou perdoe alguém. Desbloquear aquele amigo das redes sociais também vale;
  22. Escreva uma carta para você do futuro e guarde, só abra daqui 10 anos;
  23. Olhe no espelho e agradeça por tudo que você tem na vida;
Esse desafio foi criado em contrapartida ao Desafio da Baleia Azul, com o objetivo de ajudar as pessoas.
Faça sua parte e ajude ;)

Share:

1 Fumados comentaram aqui

  1. Gostei muito do post, realmente as pessoas em vez de ajudar ficam julgando oque não ajuda em nada; amei esse ultimo desafio haha!

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.