Você é corrupto(a)?

O Brasil vive afogado em corrupção e a operação Lava Jato tá aí pra comprovar isso.
Pagamos inúmeras contas e impostos, água, luz, telefone, internet, energia elétrica, aluguel, IPTU, IPVA, imposto de renda, INSS, entre vários outros. Fora que TUDO o que a gente compra todos os dias tem um imposto incluído no preço. Apesar de toda essa grana pública que o governo recebe, nosso país, em vez de avançar, apenas regride. A educação vai de mal a pior (graças à reforma do Ensino Médio), e a PEC 55 tá aí pra reduzir gastos com educação e ainda levar a saúde e a segurança junto.
Mas e se eu disser que talvez, muitos cidadãos estejam sendo hipócritas ao reclamar da corrupção governamental?

Infelizmente temos aí o que eu chamo de "a corrupção nossa de cada dia". 
Algumas pessoas talvez se recusem a aceitar/assumir isso, mas de nada adianta reclamar de um governo corrupto, quando você mesmo(a) é corrupto em seu dia a dia.

"Mas o que eu faço que pode ser considerado corrupto?"
Te mostrarei alguns exemplos:

1. Se você recebe troco a mais, nem que seja 5 centavos, percebe e deixa como está, você é corrupto(a).

2. Se você encontra o pertence de alguém em algum lugar, e não devolve mesmo sabendo quem é o(a) dono(a), você é corrupto(a).

3. Sabe quando chega época de eleição e algum candidato da sua cidade promove almoço pra conseguir eleitores? Ele está sendo corrupto ao comprar voto, mas você também está ao aceitar ser comprado. E mais corrupto(a) ainda você estará sendo se for no almoço, mesmo sabendo que nunca irá votar naquela pessoa.

4. Blogueiros(as), sabe aquelas trocas de seguidores? Se você dá unfollow um tempo depois de ter conquistado a meta, você é corrupto. Se você põe seu link em listas do tipo "Super Follow" e tira logo depois de receber os seguidores, só pra não ter que retribuir, você é corrupto(a).



5. Já vi gente falsificando cartão de passagem pra estudante usando o comprovante de residência de outra pessoa, só pra ganhar desconto à toa. Se você faz isso, você é corrupto(a).

6. Se você faz um migué na documentação pra conseguir entrar na Facul por Prouni, Fies, Sisu, etc, mesmo ganhando mais (ou BEM mais) do que três salários mínimos, você é corrupto(a).

7. Se você cola na prova (ou passa cola), você é corrupto(a).

8. Se você puxa saco dos professores pra passar de ano com mais facilidade, você é corrupto(a).

9. Se você fura fila, você é corrupto(a).

10. Se ao tirar ficha pra ser atendido em certos lugares, pega a ficha preferencial só pra agilizar o processo, você é corrupto(a). "Ah, mas eu tô no intervalo do trabalho, o lugar não atende em fins de semana e quando meu horário termina já fechou, se eu esperar muito me atraso". Também acho que deviam incluir trabalhadores atrasados na preferencial, mas ele é pra idosos, gestantes, lactantes e deficientes físicos. Você está prejudicando essas pessoas fazendo elas demorarem um pouco a mais pra serem atendidas, só pra não se atrasar.

Citei apenas 10 exemplos, mas existem muito mais atitudes corruptas que o ser humano comete no dia a dia, se você lembrar de alguma, basta comentar.
O importante é que passemos a corrigir essas atitudes para que nos tornemos mais honestos. Não adianta cobrar do governo algo que você mesmo não faz, a luta por um país melhor é diária, e depende da evolução de cada um de nós.
Faça sua parte!

Share:

1 Fumados comentaram aqui

  1. olá,muito boa sua posição....não adianta nada ficarmos indignados com os corruptos do poder se convivemos e achamos natural pequenos atos fora de uma ética moral...

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.