Por que uma mulher não pode ser rockeira?

"Esse cover tá uma bosta, a voz do cantor é toda grossona, e a dela é melosa demais", "Ah, mulher não pode cantar Rock, tem uma voz muito fina". Quem nunca ouviu frases como essa, né? 
Quem é mulher sempre acaba sendo desmerecida de um jeito ou de outro. Muitos rockeiros, ao defender o Rock, amam dizer que o estilo é "o" melhor, sem preconceitos, etc. Mas se é sem preconceitos, então por que tantos excluem a mulher?
Se mulher não pode fazer sucesso no Rock, explique como essas mulheres são famosas (e não vale falar que é por causa de aparência/roupa curta/ter se relacionado com determinado homem):


Simone Simons, Épica
O negócio aqui não é falar, é mostrar u.u Épica, pra quem não sabe, é uma das principais bandas de rock gótico, cuja vocalista é a maravilhosa Simone Simons. 
Será que a voz "melosa" dela atrapalhou em algo? 
Acho que não.

The Runaways
Se você nunca ouviu a música acima, tem algo de muito errado com você. Mesmo se você não gostar de Rock, não tem quem não conheça "I Love Rock and Roll". E pasme, a música é de uma banda de rock FEMININA. Que infelizmente acabou por causa do machismo: as pessoas da época não suportavam a ideia de mulheres cantando rock, e isso foi nos anos 70. Não é triste saber que muitos ainda pensam dessa forma?
Apesar de terem sido rejeitadas na época, elas são lembradas até hoje. E amadas.

Pitty Leone

Muitos dizem que a Pitty não é rock, não apenas por ser mulher, mas também por ser brasileira. O que é mais idiota, rejeitar o talento de alguém por causa do gênero ou rejeitar o próprio país?

Rita Lee:
Ela é refutada por muitos não apenas por ser mulher e brasileira, mas também por ter tido suas músicas tocando em novelas da Globo e tal. E pra alguns, música boa é aquela que apenas um determinado grupo ouve, se vai parar em capas de revista que não sejam apenas sobre Rock, aí não presta. 

Amy Lee, Evanescence:
Outra mulher rejeitada por ter virado "modinha". Evanescence não apenas tem um vocal feminino da voz "melosa" como também aparece até na Capricho de vez em quando, portanto muitos consideram apenas mais uma modinha pop. Ser uma banda atual também é um dos motivos, como se nada que tenha vindo depois dos anos 90 pudesse prestar. É aquela velha romantização da antiguidade, sabe?
Sinto informar, mas só porque você não gostou da música, não significa que não seja rock. 

E você, tem alguma sugestão de rockeira feminina para me dar?
E se for mulher, alguma vez já se sentiu incapaz de fazer algo com competência, apenas por ser mulher?
Pois não sinta, ter uma vagina não te impede de nada ;)

Share:

1 Fumados comentaram aqui

  1. http://revistapolen.com/o-machismo-paradoxal-do-rock/

    Tava procurando uma matéria que vi há algum tempo com frases extremamente machistas de algumas músicas de rock, e acho essa postagem aí em cima, dizendo que o rock foi "inventado" por uma mulher negra!

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.