#DiáriodeumaUniversitáriaRetardada | Primeiro Semestre

Nossa, parece que foi ontem que era o primeiro dia de aula e nós estávamos nos apresentando. Nesse exato momento (22h07 do dia 30/06, pra quem não sabe que os posts aqui são todos programados) cheguei em casa depois de prova (achando que a nota só ia sair lá pelo domingo), jantei, jantei de novo, depois jantei de novo e fui pro computador. Abri o facebook, o twitter e quando abri meu email, o professor disse que as notas já haviam sido publicadas. Me deu um certo nervosismo, mas quando eu vi que passei...

Resultado de imagem para euforia tumblr gifs

Agora, o difícil vai ser contar o semestre todo em apenas um post. Ou melhor, quadrimestre, já que são apenas quatro meses de aula (março, abril, maio e junho).
Quando eu fiz o post sobre minha saga do Fies (clique aqui para ver), alguém sugeriu que eu fizesse um post sobre como é a faculdade de jornalismo. Achei que fosse melhor esperar o final do semestre pra eu saber do que estava falando.
Então, mesmo se for difícil falar tudo, vou tentar não fazer um textão kkkk

Em primeiro lugar, vou falar quais cadeiras eu fiz: Teorias da Comunicação na segunda, Comunicação e Expressão na terça, Fotografia na quarta, Sociologia Geral na quinta e Redação Jornalística 1 na sexta. 
Pra quem não entendeu porra nenhuma, Teorias da Comunicação fala sobre como nos comunicamos, como a mídia funciona, conta um pouco da história dos estudos de comunicação e fala um pouco sobre Newsmaking também (produção de notícias).
Comunicação e Expressão é aula de português (passei brincando).
Fotografia foi a aula mais foda ♥ Não preciso explicar que é sobre fotografia, né? hahahaha Amei as aulas práticas, aprender a usar a câmera, tirar várias fotos, colocar minha criatividade pra funcionar e dar MUITA risada com os colegas enquanto fazia isso tudo (a turma era bem de boa e o professor também).
Sociologia Geral é bem óbvio também. Logo no primeiro dia o assunto foi Marx (dei aula junto com o professor), Weber, comunismo, etc e etc e etc. Nessa aula tinha altos debates, e devo confessar que nem todo mundo sabia fazer isso sem espernear. E juro que apesar de ser meio explosiva às vezes, fiquei até surpresa com como algumas pessoas podiam fazer tendéu por tão pouco.
E Redação Jornalística... bom. Vou nem falar nada, a aula deve ser sobre o que, né? Agricultura?

Resultado de imagem para duh meninas malvadas gifs tumblr

No começo, quando eu dizia que fazia todas as cadeiras (na minha facul são só cinco, em vez de seis como na maioria das instituições) e ia de São Leopoldo pra Porto Alegre todos os dias, o pessoal ficava tipo: nooossa, como tu consegue? Mas que pesado, não é ruim pegar trem todo dia? Não é puxado fazer todas as cadeiras??
Resultado de imagem para surpreso tumblr gifs

E eu ficava tipo: foda-se, faculdade é pra estudar mesmo.
Resultado de imagem para drama tumblr gifs

E pra ser sincera, apesar de ser cansativo eu tô amando ir pra POA todos os dias. Eu tava muito enjoada de ver as mesmas paisagens todos os dias, as mesmas pessoas, fazer as mesmas coisas. E adorei conhecer gente nova, fazer amizades e tal (não que todo mundo em todas as cadeiras tenha sido perfeito, mas conheci gente muito boa e pra quem costuma ter tendências anti-sociais eu tô de parabéns: terminei o semestre sem odiar nenhuma turma, e olha que eu tinha cinco!).

Pra quem tá curioso sobre a faculdade de jornalismo: tem que gostar de escrever, falar e debater.
A única cadeira que eu não escrevi muito foi Fotografia (por motivos um pouco óbvios), mas nas outras sempre tinha texto pra fazer. Na primeira prova de sociologia chegou a dar gosto. Quando o sor foi falar das notas, ele falou que muitos só botaram uma frase resumindo o negócio, mas ele esperava algo mais longo e desenvolvido. Lembrei dos meus textões e pensei "hahaha me dei bem".
Resultado de imagem para demi lovato programa de proteção para princesas gifs tumblr

E me dei bem mesmo, passei em todas as cadeiras sem pegar substituição.
Na minha faculdade não tem muita prova, só duas. Cada quadrimestre (me recuso a chamar de semestre), tem dois bimestres (jura?). Geralmente funciona assim: no primeiro bimestre tem alguns trabalhos e conteúdos, e apenas uma prova no final. Quando você vai olhar a nota da prova, aparece como P1, mas a nota é a soma da prova com os trabalhos (alguns professores dizem a nota dos trabalhos e outros não, pois acham que o aluno vai relaxar na hora de estudar pra prova o que eu acho ridículo). No segundo bimestre a mesma coisa: alguns trabalhos, conteúdos e depois uma prova. Aí você vai olhar a nota, e aparece tanto a P1 (soma das avaliações do primeiro bimestre), como a P2 (soma das avaliações do segundo bimestre). Pra saber qual foi a média (que pra passar, tem que ser no mínimo seis, e se não me engano, no máximo 12), tem que somar a P1 com a P2 e dividir o resultado por dois (mas na real nem precisa, porque a média aparece lá em cima das duas notas).

Eu ia falar sobre os bimestres de cada cadeira, falando sobre as experiências, as risadas e sobre como eram os trabalhos e tal, mas vi que o post tava ficando muito longo (ficando? Já tá longo).
Acho que no próximo semestre vou tentar falar sobre minha vida de universitária mensalmente pra não ficar tão difícil e tão longo. E preciso aprender a fazer posts mais curtos pra não queimar os olhos de ninguém (porque forçar a visão pra ler um textão na frente do computador não deve fazer bem pra ninguém, com aquela luz fritando os olhos).

O que eu posso dizer é que já matei todas as 160 horas complementares. E foi meio bagunçado (pra variar, porque comigo é tudo bagunçado).
Primeiro me disseram que tinha que fazer ao menos dois tipos de atividades complementares. Eu podia fazer cursos online, mas não podia ser só isso, tinha que ter mais alguma coisa. Primeiro fiz dois cursos online: fundamentos do jornalismo e jornalismo digital, o que me deu 80h. Levei o certificado lá. Então esperei até ter grana de novo (os certificados do curso custavam 50 reais cada), e fiz mais dois: Inglês Básico e Inglês Intermediário, mas quando fui levar o certificado (que era unificado, inglês básico num lado, e intermediário em outro), disseram que tinha que esperar fechar todas as horas e levar todos os certificados junto.
Aí esperei até a semana acadêmica (que parecia não chegar nunca, mas agora o semestre passou voando), e quando levei... disseram que tinha que ter 50% de cada tipo. Só que eu tinha muito mais "por cento" em curso online, e só fui em um dia da semana acadêmica (porque eu queria umas mini férias e achava que tava "no papo"). Aí fiquei tipo, como assim??? Gastei 200 reais em certificado de curso online pra essas criatura mudar as regras do nada e eu tomar no meu cu?
Mas aí, depois de um email e uma conversa na secretaria (juro que não teve barraco), resolveram me dar as horas porque a regra já era aquela, mas me informaram pela regra antiga (e realmente, não seria justo fazer o aluno levar prejú por causa disso).

Enfim, esse post vai ficar por aqui (já tava virando um livro), mas tô pensando em fazer uma "parte dois" pra contar as coisas que não couberam aqui. Isso porque eu não quero deixar de falar sobre os primeiros dias com mais detalhes, e sobre uma aula de fotografia que eu ri MUITO (amei aquele dia ♥).


Share:

0 Fumados comentaram aqui

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.