É verdade que o frio é psicológico?

Segundo a física, o frio não existe: ele é apenas a ausência de calor. Será que essa ausência de calor é fruto do nosso estado psicológico ou não?
Afinal, sempre tem aquela criatura andando de camiseta quando você está com cinco blusões de lã e um casacão por cima (e ainda assim está com frio). Ainda bem que o inverno já acabou rsrs
Qual é a explicação para isso? E por que a febre nos deixa com frio se nosso corpo está quente?
Primeiramente, o que é psicológico? 
Ele se refere à psique, que significa alma, espírito ou mente. Quem te diz que o frio é psicológico está praticamente falando que não tá frio porra nenhuma, é tudo coisa da sua cabeça.

Mas se o frio não é psicológico, então como algumas pessoas aguentam andar de regata quando todo mundo tá agasalhado, num frio de 15°C?
Eu tinha um colega de trabalho que era assim: todo mundo morrendo de frio e ele lá, com uma camiseta (e eu lá, com cinco blusas de lá kkkk). Uma vez eu perguntei como ele não sentia frio usando só aquilo, e ele disse que estava acostumado há muito tempo (se não me engano desde que ele se alistou aos 18 anos). Segundo ele, com o tempo o corpo vai criando anticorpos e a pessoa sente menos frio do que o normal. Mas isso não significa que a gente possa, do nada, usar uma regatinha quando estiver fazendo 5°C: é necessário ir diminuindo o número de roupas aos poucos, senão você pode ficar doente.
Culturalmente, o ser humano tende a se adaptar ao clima habitual do lugar onde mora. Quem vive no nordeste do Brasil, por exemplo, está acostumado com calor intenso. Enquanto que quem mora no Sul, o ano inteiro, está acostumado com o 8 ou 80 (frio pra caralho no inverno, calor pra caralho no verão kkk). Isso não significa que não passamos frio (eu, por exemplo, sou bem friolenta), mas imagina trazer pra cá, no meio do nosso inverno, um baiano ou um cearense? Ele vai congelar, ainda mais se ele for na Serra (eu ele poderíamos competir pra ver quem morre de hipotermia primeiro).
Entretanto, se o organismo da pessoa já se habituou a temperaturas abaixo de zero, por exemplo, ao ir para um local onde o dia mais frio é de 5°C, vai ser praticamente verão para ela.

Em geral, nosso corpo possui uma temperatura média de 37°C. Quando a temperatura ambiente é muito alta ou muito baixa, nosso corpo precisa desenvolver mecanismos para equilibrar essa temperatura.
Quando está calor, nós suamos. Quando está frio, os pelos se arrepiam e ficamos encolhidos.
Resultado de imagem para gifs frio
Mas e quando estamos com febre? Por que sentimos frio se nosso corpo está quente?
A febre serve como um alarme que avisa que o corpo está sendo afetado por alguma infecção, que pode ser causada por bactéria ou vírus. Então o organismo precisa produzir mais anticorpos para se proteger disso, o que faz a temperatura do corpo aumentar pra caralho.
A gente sente frio porque com essa atividade, os vasos sanguíneos se dilatam irradiando mais calor para o exterior, fazendo com que o corpo perca esse calor.
Outra coisa que faz a pessoa sentir mais frio é o aumento da transpiração, que também tem a função de resfriar o corpo.

Gostou da curiosidade? Então comente e mostre pros seus amigos!

Fonte:



Share:

4 Fumados comentaram aqui

  1. Super amei o post...
    Acho que nem sempre é nosso psicológico né rsrsrs. Tipo não ajuda em nada pensar que tah menos frio, não vai mudar em nada.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Gente, que demais esse post, haha. Adorei esta curiosidade!

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante seu post, realmenté o corpo vai se adaptando ao frio.

    ResponderExcluir
  4. Então eu estava certa este tempo todo! Sempre repeti o mesmo para mim nos dias de extremo frio ,de fato, pensar em outras coisas ou se distrair faz você esquecer do frio.

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.