Os 7 pecados da blogosfera

Sim, a partir de agora o Fala Aí Maluco vai começar a dar dicas pra quem também quer ter um blog. Ninguém aqui é especialista, nossa audiência não é tão grande quanto seria desejável, mas algumas coisas precisam ser ditas, né? Se você quer ter a oportunidade de ganhar dinheiro com a sua "arte", é bom evitar alguns erros que tendem a afastar seus leitores. E sem leitores, sem grana. 
Não é nada muito difícil, mas ainda tem muita gente que comete esses 7 pecados que eu vou mencionar hoje.

1. Erros de português: Ninguém está salvo de cometer um errinho de digitação ou outro ao escrever rápido demais, mas dá pra perceber quando é um erro de digitação e quando é um erro de gramática mesmo. E sério, os olhos ardem ao ver coisas tipo: "O filme é bom mais acho que da pra melhorar em alguns aspectos". Faltou vírgula, faltou acentuação e faltou a pessoa saber a diferença entre mas e mais. Fica feio.
Tudo bem, cada um tem suas dificuldades, mas são oito anos de ensino fundamental pra aprender a escrever direito (soube que hoje em dia já são nove), e mais três anos de ensino médio (quatro se for em escola técnica), então não adianta nem reclamar do ensino público, porque eu não estudei em escola particular. Claro que cada um tem suas dificuldades, mas qualquer coisa é só usar o corretor do blogger ou pesquisar a palavra que você não tem certeza se está escrevendo direito. Tá com dúvida na regra dos porquês? Pesquise. Tá com dúvida se é esse ou este? Pesquise. Tá com dúvida se vai acento ou não no cu? Pesquise.

2. Layout pesado: Não precisa de glitter seguindo o mouse, a barra de rolagem não precisa ser colorida, não precisa de tantas cores. 
Se você colocar letra roxa com fundo preto, seus leitores vão ficar míopes tentando ler seu post. Sem falar que quanto mais detalhes seu layout tiver, mais ele vai demorar pra carregar. Se você colocar letra amarelo neon no fundo branco, seu leitor vai ficar cego.
Nos gadgets, ponha apenas o essencial: suas redes sociais pra contato, as categorias de posts, um gadget de seguidores do blogger (se seu blog for do blogger), a caixinha de likes do face, os banners de afiliados (a maioria das empresas exige que seja visível na home page), postagens populares, e só. Não precisa de arquivo, porque já tem as postagens populares. Não precisa da caixinha de tweets se você já tiver colocado o ícone do twitter abaixo do seu perfil. Não precisa de reloginho (o computador das pessoas já tem isso), não precisa de calendário (o computador também tem isso), não precisa de gatinho dando oi (é ridículo e pesa no carregamento).



3. Música com play automático: Lembre-se de que nem todo mundo gosta das mesmas músicas que você, e mesmo se o seu leitor tiver o mesmo gosto musical, é possível que ele não queira ouvir aquilo naquele momento. Talvez a mãe dele esteja dormindo, talvez ele esteja fazendo um trabalho ao mesmo tempo e não consegue se concentrar com música, talvez ele já esteja ouvindo música.
De qualquer forma, incomoda mais do que agrada.

4. Ausência de gadgets necessários: "Mas você não falou que não pode ter gadgets demais?" Claro, mas também não pode ter gadgets de menos. Vamos supor que você participou de uma interação de troca de seguidores em grupo de facebook, mas não tem nenhum gadget de seguidores no seu blog. Como as pessoas vão te seguir? O painel do blogger tem a opção de seguir colocando o link lá, mas às vezes ele dá erro pra algumas pessoas. E mesmo se não der, é mais prático e rápido seguir clicando no botãozinho do gadget, então se você recém começou e quer ter gente te acompanhando, tenha ele.
O gadget de postagens populares é bom também porque instiga as pessoas a navegarem pelo seu blog, e quanto mais elas navegarem, maiores as chances de você aumentar seus ganhos no Ad Sense. Não teve sua conta aprovada ainda? Tenha esse gadget mesmo assim: o Ad Sense não vai aprovar seu blog se ele não tiver audiência o suficiente para gerar lucro.

Imagem relacionada

5. Pouca atualização: Se você postar uma vez por mês, as pessoas que acompanham seu blog vão ficar em dúvida se você ainda quer manter ele ou não. Talvez elas pensem que você não quer mais postar nele e simplesmente parem de procurar por novidades. Óbvio que é difícil postar quando se trabalha e está em semana de provas, mas sempre dá pra se prevenir programando os posts pra quando chegar a época do aperto.

6. Atualização em excesso: Postar uma vez por mês é pouco, mas postar todo dia é demais (se for mais de uma vez por dia, pior ainda). Pense que se pra você pode ser difícil manter o blog atualizado quando tem trabalho e faculdade/escola, seu leitor pode ter dificuldades em te acompanhar pelo mesmo motivo. 
Não precisa postar todo dia, no máximo umas 4 vezes por semana já tá bom (talvez já seja demais).

7. Mudar o layout o tempo todo sem ter blog de testes: Primeiramente, se você vai dar uma repaginada no seu blog, faça em um blog de testes primeiro pra só depois colocar o resultado final no seu blog. Senão qualquer errinho que der no html vai aparecer no seu blog. Imagens no tamanho errado, cores estranhas, título de post que ficou invisível... seu leitor não quer ver isso.
E não precisa mudar o layout todo mês, uma vez por ano já tá mais do que bom, ou no máximo a cada seis meses.

Ainda tem outras cagadas que muita gente faz no blog, mas por hoje resolvi me limitar a essas sete, porque tem MUITA gente fazendo isso. 
Tem alguma dica pra acrescentar? Diga aí nos comentários.

Share:

12 Fumados comentaram aqui

  1. Eu considero erros de português o pior dos pecados, afinal, espera-se que a pessoa tenha noção básica de gramatica, já que isso é algo essencial no trabalho. Eu também faço faculdade de letras, então é normal que isso me incomode mais que o mouse que caga glitter HAHAHAHAHAHA.

    http://assunto-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk dá uma agonia até em quem não faz faculdade de letras

      Excluir
  2. Amei as dicas..... É verdade....menos é mais....rs....

    ResponderExcluir
  3. Amei todas as suas dicas!!! Com certeza vou usar muitooo!
    Parabéns pelo seu blog...

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas bom para não poder errar no meu blog

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso, muita gente comete todos esses erros, eu confesso que pensei em colocar uma musiquinha no meu, mas vendo o seu post, já desisti completamente.

    Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, são ótimas dicas, principalmente para mim, já que estou no inicio no blog. Adorei bastante e muito obrigada!
    Parabéns pelo blog!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Suas dicas são muito legais e fazem diferença na experiência do leitor.
    Só discordo quanto a atualização, acho que se você tem como fazer diariamente, um post por dia, seus leitores sabem que terão novidade todo dia. Porém, o mais importante nesse caso é ter uma frequência.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? O blog é um lugar que precisamos cuidar, ainda mais quando o assunto é erro de português. Sempre que faço um post reviso diversas vezes pra não ir nenhuma palavra errada. Música tocar sozinha também é muito chato =/ Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Amei demais as dicas, são dicas super essências e mega importantes. Parabéns pelo post. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.