Veja o que o estresse pode fazer com você

Estresse é um dos problemas mais comuns hoje em dia, né? Ele atinge tantas pessoas que não tem um ser humano que nunca tenha reclamado de estar estressado ou ouvido alguém reclamar.
Por causa disso, a maioria das pessoas não dá muita bola pra esse problema, acreditam que é normal, que é só mais um dia ruim de muitos que terão nas nossas vidas.
E ok, às vezes é normal mesmo, todo mundo passa raiva de vez em quando. Só é necessário tomar cuidado, porque quando essas "passações de raiva" se tornam muito frequentes, elas podem realmente foder com a nossa saúde. 

Veja abaixo tudo o que pode acontecer com você se o estresse te dominar de vez:
  • Espinhas: A tensão causada pelo estresse aumenta a resposta inflamatória do corpo, fechando os poros.  E quando as gorduras e sujeiras se acumulam dentro desses poros que fecharam, surgem os cravos e espinhas
  • Dores nos músculos: Também pode rolar dor nos ossos, dor de cabeça (clássico), dor no estômago e dificuldade para se mexer (sabe aquele torcicolo que surge do além?)
  • Problemas no coração: Pode causar problemas na circulação de sangue, alteração da pressão sanguínea, alteração do ritmo cardíaco (ou seja: coração acelerado demais)... Você também pode acabar tendo um infarto, ou até um câncer ou AVC (que tem mais a ver com o cérebro, mas tudo bem). Asma e agravamento da diabetes (pra quem já tem a doença) também são alguns riscos.
  • Problemas mentais: Você pode vir a ter insônia, depressão, ansiedade, transtornos alimentares como anorexia ou bulimia, e pode até vir a ter Alzheimer (mesmo se não tiver, o excesso de estresse também prejudica a memória, a concentração e o aprendizado no dia a dia).
  • Problemas intestinais e prisão de ventre: Diarreia, gases, distensão abdominal, síndrome do cólon irritável... fora a úlcera e a gastrite que são famosas por serem causadas pelo estresse. 
  • Gripes e mais gripes: o estresse também afeta o sistema imunológico, deixando a sua imunidade baixa e dificultando a defesa do seu organismo contra vírus e infecções (olá, febre!)
  • Problemas no fígado e nos rins: Se você tem alguma doença no fígado, ela pode piorar. Sem falar que atrapalha os rins porque o excesso de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) aumenta a secreção renal de fosfato, podendo causar um enfraquecimento dos músculos, alteações ósseas e altas dificuldades para o bom funcionamento dos rins.  

Viu como o estresse pode ser perigoso? Óbvio que não é nossa culpa se o estresse tá ferrando com a gente, mas tem como resolver.
Se você perceber que anda se irritando demais, tá sempre com dor em alguma parte do corpo, cansa mais do que o normal, tem dificuldade pra se concentrar, esquece o que acabou de fazer, etc, procure um médico. Pode ser um psicólogo, um psiquiatra ou um neurologista, eles vão saber te ajudar.
Existem outros meios de amenizar o estresse, como fazendo meditação ou Yoga, mas é sempre bom ir a algum médico para ter certeza se os sintomas que você tem são causados por estresse mesmo ou se é alguma coisa mais grave. Nunca se sabe, às vezes a dor que você tem na lateral do abdômen pode parecer psicológica, mas também pode ser uma pedra no rim (passei por isso). Se for o caso, tem que correr no médico, porque se a pedrinha crescer, tem que operar.

De qualquer forma: cuide-se.

Resultado de imagem para cuide-se garnier tumblr gif

Fontes:



Share:

0 Fumados comentaram aqui

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.